Esporte

Técnico da Bélgica afirma que surpreendeu o Brasil taticamente

O técnico da Bélgica, Roberto Martínez, acredita que surpreendeu o Brasil nesta sexta-feira (6), em Kazan. Para ele, a escalação de sua equipe com alguns jogadores atuando de forma distinta à qual estão acostumados foi importante para definir o resultado ainda no primeiro tempo, quando os belgas abriram 2 a 0.

“Quando você joga com o Brasil, tem que ter uma vantagem tática. Seria fácil esperar chegar lá e a coisa dar certo. Isso não poderia acontecer com o Brasil, eles trazem essa barreira psicológica. São pentacampeões, aquela camiseta amarela… Claro que foi uma grande aposta mudar as coisas taticamente em uma Copa, mas os jogadores precisavam acreditar”, analisou o treinador espanhol.

Anúncios

A Bélgica apostou em uma mudança tática no primeiro tempo, com Lukaku jogando mais pela ponta direita, Vertonghen pela lateral, Chadli por dentro e De Bruyne como um meia mais móvel.

Fez o primeiro aos 12 minutos, gol contra de Fernandinho, e o segundo após nova falha do volante, que perdeu a disputa para Lukaku e não matou o contra-ataque. O atacante do Manchester United arrancou e tocou para De Bruyne ampliar.

“Acho que é corajoso [mudar a tática], mas se você executa bem como meus jogadores fizeram, te dá um momento que o adversário não sabe o que fazer, e hoje foi isso, uma questão de mentalidade. Estou orgulhoso, tinha uma tarefa muito difícil”, disse Roberto Martínez.

A seleção voltou na etapa complementar disposta a empatar, com as entradas de Firmino, Douglas Costa e Renato Augusto. O time sul-americano fez um gol aos 30 minutos, com Renato Augusto, mas perdeu várias chances e saiu de campo eliminado.

“No segundo tempo o Brasil teve que arriscar e avançar, com a qualidade que eles têm deixa de ser um jogo de tática, passa a ser de coração, crença, e tudo o que você precisa demonstrar. A tática é um aspecto, o desempenho foi mais forte que o plano tático”, continuou Martónez.

Ao final da entrevista, o técnico espanhol foi aplaudido por alguns jornalistas belgas presentes na sala de coletiva na Arena Kazan. Agora, a Bélgica vai enfrentar a França, na semifinal da Copa do Mundo, na terça (10), em São Petersburgo. Com informações da Folhapress.

Spread the love
Anúncios
crie seu site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.